terça-feira, abril 28, 2009

Swine flu!

To pirando na batatinha already! To mesmo. Que saco.
Nao quero mais ler essas noticias, elas estao me deixando louca. Um medo a cada esquina. Dois casos ja foram confirmados na Ingletrra, mais um monte de suspeita. O metro, om certeza, vai ser o lugar onde o virus vai se espalhar rapidamente. Ai que medo.
Mas nao de mim exatamente, medo do braquelo. Afe, sem sistema imunologico e solto nessa selva. Não to gostando nada disso.
Hoje decidi que nao ando mais de metro, definitivamente. Ja me chamaram de louca. Claro! O negocio nem se espalhou ainda e eu ja to antecipando a angustia. Fazer o que se eu sou assim, hein? Penso antes e muito antes do pior acontecer... por isso que sofro por antecedencia.

terça-feira, abril 14, 2009

Salvando mais uma vida

Como ja falei pra voces. Aqui na Inglaterra o sistema de encontrar doador é muito mais simples do que no Brasil. Aqui é mais facil e tem muitooo mais gente na lista de doadores. No nosso pais apenas 0,5% da população faz parte do banco, uma vergonha. né?
Bom. Henry descobriu que tinha doador um mes apos ser diagnosticado, mas manteve essa informação em segredo porque muita gente se mobilizou na campanha para doação de medula e ele nao queria que essas pessoas perdessem o animo. O sistema de fazer parte da lista de doadores aqui na Inglterra tambem é diferente, enquanto no Brasil voce so precisar aparecer com sua cara linda no laboratorio e em 5 minutos fazer um exame, aqui o orgão que cuida disso, o Anthony Nolan Trust, marca uma sessao de doacao. Geralmente ela dura algumas horas. Henry conseguiu marcar 3 sessoes, cada uma em uma cidade diferente, Londres, Cheltenham e Gloucester. Com toda a campanha boca a boca, planfletos e muito jornal e radio ele conseguiu bater o recorde de pessoas que entraram no banco de medula. Alem disso, em duas das cidades muita gente nao conseguiu fazer teste porque o pessoal nao esperaca tanta gente, entao nao tinha material suficiente para fazer a coleta.
O resumo da opera é que James, o melhor amigo de Henry e nosso flatmate (divide apartamento com a gente), foi contactado poucas semanas depois pelo orgao responsavel pela doacao de medula e o informou que a medula dele era compativel com a de alguem que estava na fila do transplante e perguntou se James queria fazer a doação para ela. A resposta imediata dele foi sim, depois de muitos exames e ver que ele estava apto para ser um doador teve muito chororo aqui nessa casa. James conhece o dia a dia de Henry, a doença e as dificuldades, saber que ele iria salvar a vida de alguem que esta passando pelo mesmo problema de Henry é uma felicidade e satisfação indescritivel pra ele. Henry tambem ficou muito feliz em saber que por causa da doença dele, ele salvou outra vida.
Eu estava aqui no dia da doação e me divide entre dois hospitais, de manha fui visitar James e a tarde passei com Henry. Claro que tinha que tirar foto desse momento historico pra gente. James nao conseguia tirar o sorriso do rosto e muito menos eu.
Quando eu estava la com James a funcionaria do Anthony Nolan que vai acompanhar ele nos proximos meses veio visita-lo. Perguntou ha quanto tempo ele fazia parte da lista? 2 anos? Quando ele disse apenas poucas semanas ela nao pode acreditar. Disse que nunca tinha visto nada tao rapido na vida dela. Que geralmente as pessas ficam na lista por pelo menos 6 meses, ate ser "solicitada". Ela também perguntou o porque que ele se inscreveu, ele disse que o melhor amigo dele e flatmate tem leucemia e que ele é meu noivo. Ela fez mil perguntas de Henry, ficou feliz em saber que a medula ta la, no lugazinho dela, funcionando e feliz pela ligação james/Henry.
JA falei demais aqui por hoje. So queria dizer que mais alguem nesse mundo salvou uma vida apenas fazendo um examezinho de sangue que nao dura mais do 5 minutos ai em Recife. Nos brasileiros temos muito mais dificuldade de encontrar um doador por causa da nossa mistura de raça, pela pobreza da nossa lista e por pura desorganização governamental. Mas se cada um fizer a sua parte, com certeza vai estar tentando salvar a vida de alguem.

Pra quem esqueceu o endereço do laboratotio, ai vai de novo.

HLA DIAGNÓSTICO LTDA.

R. GONÇALVES MAIA, 113 – SOLEDADE
(ao lado do consulado americano).

TEL. 3421-3387 E 3423-5156


Olha o sorrisao. Foi o tempo todo assim. Depois da doação ele pegou um metro e foi visitar Henry, nao tem que ficar internado, nao tem pos operatorio. Simples, simples.


Olha ai o sorriso do doador. Ele esta numa maquina tipo da hemodialise, mas ao inves de filtrar o sangue, essa ai tira a medula dele e coloca em um desses saquinhos que estao colocados ai em cima da maquina


Se nao me engano, esse marronzinho da esquerda é a medula.


Existem dois tipos de processos para doação de medula. Um é operatorio e um pouco mais intrusivo e esse ai é o mais simples. Uma agulha em cada braço, quatro horas nessa maquina e pronto. Voce esta tentando salvar a vida de alguem.

terça-feira, abril 07, 2009

Ups!

James: Hey Marcela, Where is your english accent? It was pretty good when you left London.
Marcela: Well, Its gone, but it will be back soon. Just give a few weeks to me.

A proposito, James é o nosso flatmate.

sábado, abril 04, 2009

A chegada.

Ja que meu noivo nao pode me pegar no aeroporto, a minha sogra foi ao meu encontro. Como foi bom receber um abraço gostoso, de matar um poquinho de saudade de Henry com o abraço da mãe dele. Por aqui ta todo mundo doente. Minha cunhada e o filhinho dela, que iriam me buscar no aeroporto, ficaram doente e bem doente. No caminho pra minha nova casa Rowan me atualizou de tudo que aconteceu e esta acontencendo com Henry. O pior ja passou, mas ele ainda ta bem doente e fraquinho. Hora de chegar em casa, jogar as coisas no primeiro buraco que encontrar e ir ao encontro dele. Tres semanas no hospital, com uma internaçao de alguns dias na UTI, sabia que nao iria encontrar ele com toda energia, mas tb nao esperava tanta surpresa.
Peguei o metro, entrei na northen line, depois de 6 paradas cheguei ao meu destino. Fiz aquele caminho que ja sabia de cor e salteado. Peguei o elevador, oitavo andar. Quando sai pela porta, encontrei ele la juntando toda a força do mundo pra ficar de pé, ja que ele se encontrava sentado na escada. Com uma rosa na mão ele me disse o quanto que ele me amava e o quanto estava sentindo minha falta. Afe Maria. Que coisa linda. Depois, segurei no braço dele e voltamos para o lugar que ele nao deveria ter saido, a cama dele.
Segundo ele, os planos eram outros, mas a saude lhe surpreendeu. Os planos eram segurar uma placa, igual as pessoas fazem quando estao esperando alguem no desembarque, dizendo: Quer casar comigo. Em seguida, como um tipico ingles, se ajoelhar com o anel em maos e me pedir em casamento. Infelizmente ele nao conseguiu colocar o plano dele em prática, mas ver o esforço que ele fez pra me esperar na porta do elevador com uma rosa linda na mão já valeu por tudo e muito mais.
Minha rotina ainda é hospital, hospital e hospital. Mas ja ja ele vai sair de la e a gente vai curtir o clima gostoso que ja esta fazendo por aqui.

sexta-feira, abril 03, 2009

Na imigração:

- How long are you going to stay here for?
- For good.
- What are you planning to do in England?
- Get married
- Where is your husband?
- Hospital
- What is he doing in hospital?
- He is really ill.
- How ill?
- He has got leukemia.
- Why are you marrying someone that has got leukemia?
- He is not bloody dying. He is recovering.
- Ok. Go to the health control.

As pessoas ainda perguntam porque eu odeio a imigração britanica.
Meu sogro ainda perguntou se eu nao anotei o nome do cidadão para reclamar.

Esse foi o primeiro passo das noticias. Ja ja tem mais.